REGISTRO DE MARCAS E PATENTES
Para que os itens da sua empresa sejam exclusivos, como o nome, produto, serviço e, especialmente, o logotipo, é necessário registrar sua marca no INPI.

Por que registrar?

Ter uma empresa com registro de marca ou patente torna-se um diferencial no mercado consumidor e faz com que o público a enxergue de maneira diferente. Além disso, o registro do seu nome comercial ou nome fantasia é a única proteção contra cópias e é a garantia de exclusividade do seu produto ou serviço.

Embora envolva custos, é um investimento, e não uma despesa. Essa ação no futuro vai se refletir no fluxo de caixa da empresa.

Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo alguma atividade que seja legalizada pode solicitar o registro de uma marca. 

Diferenças entre Marca e Patente

É normal que os empreendedores confundam o que é marca com o que é patente, e vice versa, visto que ambas estão ligadas à atividade empresarial.

Marca está presente por todos os cantos, essa é justamente uma das características da marca. Basicamente, ela serve como identificação e diferenciação dos produtos e serviços no mercado, criando um vínculo, até mesmo afetivo, para o consumidor. A marca também cria um elo de identificação de origem, permitindo que consumidores identifiquem de forma rápida um fabricante ou prestador de serviço.

A marca deve ser original na sua área de registro, isso quer dizer que, sem nenhum registro idêntico e, obviamente, não estar contida nas proibições legais. Seu prazo de proteção é de 10 anos, renováveis por novos períodos de 10 anos, sucessivamente. A cada renovação, novas taxas se aplicam, mas esse é muito mais um investimento do que um gasto.

Já o termo patente é usado para reconhecer um título de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade. Portanto, a invenção é patenteada e a marca é registrada. Para uma invenção ser patenteada passa por um processo rigoroso, que reúne três requisitos fundamentais: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. 

O prazo para todo o processo de patentear acontecer pode chegar a 8 anos no nosso país.

Informações para o registro

Antes de iniciar o processo de registro da marca, tenha em mente alguns pontos que ajudarão:

  • Consulte as marcas já registradas;
  • Determine o setor da sua marca;
  • Tenha conhecimento e defina a apresentação da sua marca;
  • Defina a natureza da sua marca;
  • Defina quais são as taxas.

A documentação necessária é simples e básica. O passo a passo envolve cadastro, pagamento, preenchimento de um formulário online e outro impresso, exame formal e, finalmente, sua marca ou patente registradas.

Então, vamos lá! Precisamos que preencha o formulário abaixo:

[recaptcha]

Av. das Américas, 500 – bloco 8, sala 211
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ – 22640-000

 021 3400 9999